Com o decorrer do tempo o conteúdo e as finalidades dos sistemas cadastrais modificam-se. O cadastro técnico é comumente definido como “o registro oficial e sistemático do serviço público de um determinado território ou jurisdição de lotes e parcelas de forma – gráfica (planta cadastral na escala grande) e descritivo (número de parcela, proprietário, área, uso atual, etc.)”.
Cadastro Técnico Multifinalitário é a ferramenta ideal para o planejamento, por conter informações setoriais sobre temas específicos, os quais são interrelacionados, de modo que um dado só tem significado se estiver posicionado em relação à superfície terrestre global do país ou região.
O Cadastro Técnico Multifinalitário é sistema de informação que integra dados diversificados, com fins de satisfazer as necessidades de vários setores socioeconômicos, representa um sistema integrado de informação em uma determinada escala espacial, também é fundamentado em diversos mapas temáticos entre eles a estrutura fundiária, o uso do solo, declividade, etc., os quais permitem que o técnico tenha uma visão clara do que há em cada propriedade, o que se pode produzir, e opções de produção.