Plano Diretor de Controle da Erosão

Plano Diretor de Controle da Erosão

Os processos erosivos são resultados basicamente por alterações do meio ambiente, provocados pelo uso do solo nas suas diversas formas, que podem variar desde o desmatamento e agricultura, até obras urbanas e viárias, que, de alguma forma, favorecem a concentração e/ou alteração das águas pluviais.

A elaboração do Plano Diretor de Controle da Erosão tem por objetivo realizar um diagnóstico detalhado sobre as condições climáticas, tipo de solo, topografia, vegetação e principalmente, mapear e descrever todas as localidades diagnosticadas com processos erosivos, ressaltando a participação de profissionais da área de Engenharia Agrônoma, Geologia e profissionais da área ambiental. Vale ressaltar que o Plano de Controle de Erosão segue as diretrizes estabelecidas pela Lei Federal nº 6.225/75 e seu Decreto 77.775/76.

A etapa de prognóstico consiste em elaborar um conjunto de programas, projetos e ações para minimizar a erosão presente nos locais identificados, apresentando toda a metodologia para realizar o controle e a prevenção dos solos. Neste sentido, estas ações são pautadas basicamente em ações estruturais e medidas de estabilização do solo. Além destas proposições, é necessário estabelecer a forma de manutenção das medidas de controle, assim como da inspeção das melhorias para assegurar a manutenção do controle da erosão.